segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Para Escrevem Bem... Criatividade Ou Coragem?

Para se criar um bom texto que atraia a atenção dos demais leitores, não basta apenas ao leitor uma coragem afoita e frenética, tem que haver um pouco de criatividade também. Sem criatividade, o texto não flui bem, soa como algo robotizado, que fora criado apenas para suprir elementos primários e rudimentares. Não havendo resquícios de algo criativo no texto, o mesmo se constituirá pobre e vazio, e o leitor não encontrará na leitura algo atrativo, algo que prenda a sua atenção. Para que o autor conquiste um sucesso relativo, será preciso que o mesmo tenha um bom argumento que seja capaz de persuadir e “prender” o leitor a ponto de fazer com que o mesmo se identifique com o personagem ou a obra criada pelo autor.
Como se pode notar, há no mercado, inúmeros veículos de propagação de idéias e de projetos textuais, como livros, revistas, gibis, jornais e revistas online, mas a Internet hoje se consolidou no maior veículo de informações textuais. Papel e caneta é coisa do passado. Mas são ainda hoje objetos indispensáveis. A maioria das pessoas preferem  divulgar os seus trabalhos e seus projetos de uma forma um pouco mais dinâmica e instantânea. Há milhares de textos espalhados pela rede, seja eles escritos via Orkut, Twitter, Blog, Facebook, ou em outros mecanismos textuais online.
Há muita coisa boa postada na rede, mas por outro lado, existe muita leitura ruim também. E o pior, tudo o que não presta, rende mais. Só para ter uma ligeira noção, enquanto criam-se 10 textos bons, surgem outros 50 textos ruins. Enquanto surgem seis novos talentos, nasce outros 60 “aventureiros”, que só escrevem baboseiras. Parece uma espécie de erva daninha. É o joio triunfando no meio do trigo. Realmente é triste de se ver o joio vendendo mais do que o trigo. Se vende mais, cria-se mais “joio”, o trigo que fique no “celeiro” do esquecimento. Muitos autores estão mais interessados em criar textos pobres e superficiais do que criar um bom texto que seja capaz de cativar seu público alvo. Parecem mais preocupados em lucrar do que em escrever. É preferível que se escreva um texto que apenas um pequeno grupo seleto leia o texto e goste da leitura, encontrado na mesma, mensagens convincentes, agradáveis, que contenham conselhos eficazes, sempre amparadas por uma coragem moderada e com certo requinte de criatividade.

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