Sejamos pois astutos como a serpente e simples como a pomba
Mateus 10:16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.
A cada dia que passa, o mal, vem se proliferando e se propagando em níveis alarmante, seja na mídia como um todo, ou nas rodas da sociedade. Aqueles que são cingidos pelo espírito do lobo devorador, estão adentrando nas esferas cristãs (nas Igrejas), para fazerem tropeçar os escolhidos de Deus. Estão entrando nos lares, levando consigo a contaminação e o pecado. E o que diz o Espírito Santo de Deus nas Igrejas? A Palavra revelada pelo Espírito Santo de Deus a todos os seguidores é a seguinte: Sejamos simples como a pomba, mas prudente (astuto) como a serpente.
Mas afinal, o que isso significa? Como sabemos, a Bíblia é um Livro repleto de passagens alegóricas, muitas delas escritas em forma de parábolas, sendo assim, aquele que exerce em si, o dom do discernimento de Deus, deverá fazer uma análise profunda daquilo que se lê, para não levar tudo ao pé da letra. Afinal, a própria Bíblia nos ensina que a letra mata, e somente o Espírito vivifica. Cristo nos exorta a sermos astutos (prudentes) como a serpente, pois a serpente estando á beira de um perigo eminente logo se esconde, para fugir de algo que poderia dar cabo de sua vida. E é assim que muitos de nós deveremos fazer. Ao perceber que o mal está vindo até nós deveremos nos afastar do mal e de tudo que represente o mesmo. A Palavra de Deus nos admoesta a sermos simples como a pomba, procurando encontrar morada em terra firme, buscando o auxílio que vem apenas de Deus. Assim, havendo em nós a simplicidade e a prudência, seguiremos o exemplo do nosso Senhor Jesus, e obedeceremos à Sua Santa Palavra, examinaremos e guardaremos aos seus Santos Conselhos, para acharmos Nele o refúgio contra as hostes do mal. Enfim, Mostraremos nossa prudência ao identificarmos o mal e fugirmos dele; mostraremos nossa simplicidade ao exercer o bem em amor e humildade, fundamentados na Rocha que é Cristo, e nas palavras que ele nos deixou. Seremos prudentes se atentarmos ao exemplo da serpente no Éden, no reconhecimento de nossas fraquezas, cuidando para que não sejamos enganados; seremos simples se obedecermos à palavra de Deus que temos com coração inteiro e sincero, submisso e disposto, mesmo em face de perdas pessoais. Devemos ser prudentes no evitar o mal (para buscar o bem), mas simples no opor-se ao mal (para encontrar o bem); prudentes no zelo da palavra de Deus, simples no entender e no obedecer à mesma; prudentes quanto a tudo que não louvar o Santo Nome de Deus.
“Irmãos, não sejais meninos no entendimento; na malícia, contudo, sede criancinhas, mas adultos no entendimento.” (I Coríntios 14:20)
Nenhum comentário:
Postar um comentário