Sabemos que as novelas influenciam nos costumes e no cotidiano de muitas pessoas. Porém, em alguns casos, elas podem influenciar de forma negativa. Percebemos ao longo do tempo que, as novelas tentam reproduzir o que acontece na vida real, de uma forma ou de outra. O problema é que, na maioria das vezes, os autores de novelas criam estereótipos um tanto quanto defasados, fazendo com que, configure certo tom de sensacionalismo exacerbado em torno dos personagens por eles criados.
As novelas em geral, expõem para a sociedade, acontecimentos de formas generalistas que, em dados momentos, podem chocar a opinião pública, podemos notar quase que constantemente, os autores de novelas tentando induzir as pessoas a aceitar certos estereótipos. Podemos citar como exemplos: o rapaz pobre que, se apaixona pela moça rica da zona sul; o machão que vive às turra com o gay(intolerância de orientação sexual); o político corrupto usufruindo verbas públicas, os negros marginalizados (interpretados ora como escravos ora como empregados, sempre sendo hostilizados); e por aí vai. Algumas pessoas de mentes menos esclarecidas, tendem a seguir as tendências que são cultivadas pelas novelas; e é aí que reside o maior problema. Existe inúmeras maneiras negativas de um telespectador ser influenciado por uma novela, um seriado, um comercial, uma propaganda enfim, só que nós não podemos generalizar, pois até mesmo no lixão nasce flor; pois, no decorrer dos anos, foram criadas muitas novelas boas também, que ditaram modas, trejeitos e bordões inesquecíveis. Porém, não podemos tapar o sol com a peneira, pois atualmente, muitas novelas são criadas para desvalorizar o papel do homem e da mulher na sociedade: o homem é demasiadamente mostrado como o machista pegador, o fortão, (o romantismo perde espaço). A mulher é demonstrada geralmente como a gostosa (a mulher fina, elegante e inteligente sai de cena).
Nem todas as pessoas da face da terra são facilmente influenciadas pela epidemia midiática, muitos telespectadores são inteligentes o suficiente para não cair na armadilha da audiência. Se uma novela é criada em torno de valores negativos e destrutivos, o receptor da mensagem pode simplesmente mudar de cana (assistir a outro programa). Só vai ser totalmente influenciável aquela pessoa cujo o cérebro está cauterizado pelas informações recebidas de uma dada novela.
Um comentário:
Na minha minha opiniao a telenovela eh sim um veneno social capaz de influenciar negativamente muita gente.
A Educacao no Brasil sofre, eh pessim. As maioria das pessoas nao tem dinheiro para diversao cultural, o que sobra?
Novela...
Em uma mente jovem, vazia e sem perspectiva de futuro...eu diria nao so influencia como faz uma lavagem cerebral.
A pessoa aacaba adotando os padroes fantasticos do personagem como se fossem puramente aceitaveis.
Essa discussao eh longa!!!!!
Desculpa os erros...meu teclado esta em Ingles e qdo ponho em Portugues nao acho as pontuacoes corretas.
Postar um comentário