quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Não Podemos Falar Mal do Brasil?!? Sim, Podemos e Devemos

Por incrível que pareça, não é de hoje que nós brasileiros estamos acostumados a falar mal do Brasil, por um motivo ou por outro. Basta algo dar errado para aparecerem os comentários "maldosos": Isso só acontece no Brasil. Aqui é a Casa da Mãe-Joana. E por aí vai. Muitas daz vezes pode até parecer um alarmismo meio exarcebado, porém, temos sim, motivos de sobra para falarmos mal do Brasil por horas à fio. Se enumerarmos as razões negativas que leva um cidadão a "detonar" o Brasil em seus comentários, ficaremos  horas falando sobre o assunto. Mas como sou amante de uma boa pitada de polêmica, citarei algumas razões que nos leva a falar mal da "Pátria Amada e Idolatrada":
1-) escândaloe políticos: entre CPIs e mensalões - onde surgem cada vez mais criminosos de colarinho branco que causam rombos enormes nos cofres públicos e criam imensos paraíso fiscais;













2-) violência e corrupção policial: a cada dia que passa a forte onda de violência deixa os cidadões enclausuradas dentro de suas próprias casas, geralmente equipadas com seguranças armados, alarmes sofisticados e porteiros eletrônicos de última geração (os mais privilegiados, é clarao). Muitos sentem medo de sair às ruas. Afinal uma bala perdida pode deixar mais uma vítima estendida no chão. Quantas pessoas feridas nos arrastões. A corrupção policial é outro fator que nos faz "descer a lenha" na "Amada Terra Canarinha";
3-) falta de incentivo ao esporte, lazer e cultura: embora a Pátria seja o "País do Futebol", o apoio ao esporte, ao lazer e à cultura são escassos.










Não que eu seja um alarmista ou pessimista em demasia. Mas não posso de forma alguma fazer vista grossa para os problemas que ocorrem aqui em nosso País. Essa é a nossa realidade. Devemos parar de desenhar um mundo cor-de rosa para nossos jovens. Temos que mostrar para as pessoas a realidade nua e sempre crua. Doa a quem doer. Sabemos que os otimistas de plantão querem esconder toda essa realidade debaixo de tapetes mágicos. Várias perguntas que não querem calar sobrevoam sobre minha cabeça: Por que insistem em proibirmos de falar mal do Brasil? O que pretendem com essas proibições? Desejam que não encontremos as reais causas que levam o Brasil como bois para o matadouro? O que almejam os falsos moralistas e falsos patriotas tupiniquins twitteiros da vida calando os muitos Sylvesters Stallones e Taylors Lautners espalhados pelo mundo? As respostas surgem de pronto em minha humilde e lesada cachola: Querem fazernos adentrar nas veredas cor-de-rosa do otimismo cego que mal consegue discernir entre sua mão esquerda e direita. Desejam que sejamos todos compassivos com os problemas ocorridos na sociedade brasileira. Esperam que aceitemos de braços cruzados e calados a alienação que insiste em desestruturar-mos como Nação. Querem que nos alegremos com a afirmação de que o Brasil é o País do Carnaval e que nos esqueçamos de que a Nação Brasileira está se afundando completamente nesse lamaçal. Desejam que nos orgulhemos de ser o País do Futebol e nos acomodemos com os desvios de verbas dos clubes brasileiros. Verbas essas que são utilizadas para se obter coisas ilícitas. Querem que nos deliciemos com as bundudas e popozudas que desfilam quase nuas nas passarelas da vida e não lutemos para obtermos uma maior infra-estrutura na educação.
Não sou alarmista e nem pessimista. Apenas sou um sujeito realista que infelismente não consegue enxergar no fim desse imenso túneo, uma luz ínfima sequer que traga uma solução para esta alienada nação denominada Brasil.

Nenhum comentário: