Em Terra de Cego...
quem tem um olho é rei!!!
quem tem um olho é rei!!!
Vivemos às cegas literalmente nesse país falido e decadente, governado por um punhado de "caolhos". São seres desprovidos de uma formação visionária bem mais aprimoradas. Inventam leis e códigos, sem ao menos verificar a curto ou a longo prazo a eficácia das leis e códigos por eles elaboradas. Em terra de súditos totalmente cegos, se fazem reis por acharem que possuem algo a oferecer aos cegos. Ao olhar ao meu redor reparo que a cegueira política, educacional e até cultural é total (ou quase). Tem aqueles que são cegos mesmo. Sofrem de deficiência visual. Estes não podem enxergar. Ao menos que aconteça um milagre e eles passem a enxergar. Caso o contrário, continuarão cegos. Mas existem outros que se fazem de cegos para tentar "levar uma graninha por fora", igualzinho aqueles "ceguinhos malandros" que volta e meia aparecem nas ruas com tapa olho e tudo para reforçar no disfarce. Fingem bem, até o momento em que uma alma caridosa compadecendo com as lamúrias do tal ceguinho, estende-lhe a mão para ofertar uma moeda de
R$ 0,50 centavos ou uma verdinha de 1,00. Aí a farsa cai por terra, meu camarada. Ele não é cego coisa nenhuma. Ele queria era receber uma oncinha ou uma nota de cem reais. O tal cegunho enxergava perfeitamente bem. Ao perceber a mísera quantia que fora ofertada por aquela caridosa alma, proferiu dezenas de palavrões a quem lhe havia estendido as mãos. Deipois do fato ocorrido, ele voltou para o seu posto de serviço (se é que se pode chamar isso de serviço). E começa a pedir mais uns "trocadinhos".
Pergunta um ser abismado chocado com a cena que acabara de ver, no meio da multidão:
- Mas ele não era cego?
Revoltado e com vontade de socar uma moeda goela à baixo do tal ceguinho, me permito a responder:
- Cegos somos nós, que pagamos nossos impostos. Existe impostos pra tudo neste país. Cegos somo nós que mesmo com dois olhos olhos perfeitos não conseguimos enxergar a sujeira que está a um palmo do nosso nariz. Como dizia minha bisavó Dona Emiliana 94 anos de pura experiência, que Deus a tenha em seu Reino de Glória. "Tem gente que se faz de bobo para poder entrar no fiofó dos vivos" (aqueles que se acham espertos). O meu companheiro de serviço ainda diz: "Enquanto houver otário sempre haverá malandro". E isso tudo é verdade. Existem malandro ao monte sempre à espera de um otário para depenar.
Convivendo nessa terra de cegos, "ceguinhos" e de caolhos nos encontramos todos nós, cada um em seu lugar nesse balaio de gatos denominado Brasil. Fazemos parte de um reinado que é regido por um "rei" de formação visionária bastante limitada e muito questionável. Vivemos num ciclo monárquico de súditos totalmente obedientes aos caprichos aos mandos e desmandos desses "monarcas" que muitas das vezes agem como os "ceguinhos" das grandes metrópoles brasileiras, utilizando-se de lábia e astúcia para ludibriar as pessoas para poder abocanhar um qualquer. Causando rombos enormes nos cofres públicos, criando contas nos paraísos fiscais. Nestas terras de cegos, há reis. E em todo reinado que se preste, existem bobos da corte que vivem dando cambalhotas, fazendo estripulias, dando piruetas e achando graça da própria desgraça que há muito tempo se encontra instaurada em nosso País. Em terra de cego... quem tem um olho é rei... ou quase isso!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário