quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

"O Jeitinho Brasileiro"

O jeitinho é o genuíno processo brasileiro por meio do qual alguém atinge um dado objetivo a despeito de determinações contrárias (leis, ordens, regras etc). Ele é usado para driblar determinações que, se fossem levadas em contas, impossibilitariam a realização da ação pretendida pela pessoa que o solicita, valorizando assim, o pessoal em detrimento do universal. Ele pode ser considerado uma característica cultural brasileira.
O jeitinho acontece todos os dias nos mais diferentes domínios, quer sejam públicos, quer sejam privados. O esclarecimento desse fenômeno é, acreditamos de vital importância para se compreender a realidade brasileira, sendo que a compreensão dessa realidade é indispensável para todos aqueles que trabalham e pesquisam as organizações locais.
Quando o jeitinho ocorre, aquele que o concede considera a situação particular que lhe foi apresentada como mais importante do que a determinação deveria ser genérica e, dessa forma, reinterpreta a validade da determinação universal e prioriza o caso específico, ou seja, o pessoal passa a ser mais importante que o universal.
Para consegui-lo, o pretendente deve ser simpático, humilde e demonstrar como a aplicação da determinação seria injusta para o seu caso.
Diferentemente da corrupção, a concessão do jeitinho não é incentivada por nrnhum ganho monetário ou pecuniário: a pessoa que dá o jeitinho não recebe nenhum ganho material ao concedê-lo.
Como vimos, o jeitinho é uma forma particular (pessoal) de as pessoas resolverem seus problemas dentro da sociedade brasileira sem a alteração do status quo, pois, como cada um resolve seu problema de forma individual por mrio dele, não se questiona e, portanto, não se altera a ordem estabelecida.

"Eu Quero...Eu Posso...Eu Vou Ser Jornalista...Venha O Que Vier...Doa A Quem Doer...

"Muitos querem mas poucos serão"

Não é de hoje que tenho esse desejo (quase uma obsessão) de ser jornalista. Na verdade já tentei realizar esse sonho por duas vezes, mas não obtive êxito. Como um atacante inexperiente e exaurido pelo cansaço e frente a frente com o goleiro desperdicei as duas únicas chances claras de fazer o gol. Bati colocado no contrapé do goleiro mas não deu. As bolas passaram raspando o canto direito do experiente goleiro. O juiz trilou o apito entre os lábios. Fim de jogo. Eu estava derrotado. As fartas lágrimas irromperam sobre minha face, pois fora grande a minha decepção. Naquele momento me senti como homem. Sim, como homem comum. Fraco. Desprovido de força. Me via como um rei que acabara de ser destronado e, sentia meu orgulho ser aos poucos dilacerado.
Hoje me sentindo bem mais preparado saio aos campos para poder colher. Colhendo com cuidado me ponho a separar na seara, o joio do trigo. Cada qual pro seu lado. Ensaco o que deverá ser aproveitado e, mando pra fornalha tudo o que terá de ser queimado. Agora com uma idéia amadurecida e bem mais nítida em relação ao curso de comunicação social, mais precisamente, o curso de jornalismo, sei que terei de enfrentar inúmeros  obstáculos e, se quiser obter êxito nessa nova oportunidade, deverei superar os muitos percalços que sobrevir nessa minha nova empreitada sabendo galgar os perigos que encontrarei em uma longa jornada. Às vezes precisarei compreender que não poderei sair afioto pelo caminho e, em certos momentos não conseguirei resolver meus problemas sozinho. Levarei comigo uma boa leitura, nela certamente poderei encontrar um pouco mais de desenvoltura.
Saberei granjear as minhas oportunidades por etapas. Para cada dia darei um passo. Para cada passo dado terei uma certeza. A certeza de estar no caminho certo, de ter meus objetivos cada vez mais perto da palma da minha mão. Saberei um dia que todo o meu sacrifício não foi em vão. Para isso, deverei apostar no hoje,  no agora. Buscando a cada dia  a resolução dos problemas que surgirão com a sabedoria de um sábio ancião que resolve seus problemas sem precipitação. O amanhã ainda é incerto, porque ainda não existe. O Hoje sim é real. O amanhã a Deus pertence. O Hoje  me dá a noção do que poderei fazer sobre qual caminho percorrer. Hoje devo acreditar que o meu sonho finalmente poderá se concretizar. É necessário acreditar que para Deus não há nada impossível. Caminharei sempre avante, sem nunca desanimar. Como os reis magos vejo no céu a estrela-guia meio que distante, mas vou adiante na ânsia dela encontrar.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Não Podemos Falar Mal do Brasil?!? Sim, Podemos e Devemos

Por incrível que pareça, não é de hoje que nós brasileiros estamos acostumados a falar mal do Brasil, por um motivo ou por outro. Basta algo dar errado para aparecerem os comentários "maldosos": Isso só acontece no Brasil. Aqui é a Casa da Mãe-Joana. E por aí vai. Muitas daz vezes pode até parecer um alarmismo meio exarcebado, porém, temos sim, motivos de sobra para falarmos mal do Brasil por horas à fio. Se enumerarmos as razões negativas que leva um cidadão a "detonar" o Brasil em seus comentários, ficaremos  horas falando sobre o assunto. Mas como sou amante de uma boa pitada de polêmica, citarei algumas razões que nos leva a falar mal da "Pátria Amada e Idolatrada":
1-) escândaloe políticos: entre CPIs e mensalões - onde surgem cada vez mais criminosos de colarinho branco que causam rombos enormes nos cofres públicos e criam imensos paraíso fiscais;













2-) violência e corrupção policial: a cada dia que passa a forte onda de violência deixa os cidadões enclausuradas dentro de suas próprias casas, geralmente equipadas com seguranças armados, alarmes sofisticados e porteiros eletrônicos de última geração (os mais privilegiados, é clarao). Muitos sentem medo de sair às ruas. Afinal uma bala perdida pode deixar mais uma vítima estendida no chão. Quantas pessoas feridas nos arrastões. A corrupção policial é outro fator que nos faz "descer a lenha" na "Amada Terra Canarinha";
3-) falta de incentivo ao esporte, lazer e cultura: embora a Pátria seja o "País do Futebol", o apoio ao esporte, ao lazer e à cultura são escassos.










Não que eu seja um alarmista ou pessimista em demasia. Mas não posso de forma alguma fazer vista grossa para os problemas que ocorrem aqui em nosso País. Essa é a nossa realidade. Devemos parar de desenhar um mundo cor-de rosa para nossos jovens. Temos que mostrar para as pessoas a realidade nua e sempre crua. Doa a quem doer. Sabemos que os otimistas de plantão querem esconder toda essa realidade debaixo de tapetes mágicos. Várias perguntas que não querem calar sobrevoam sobre minha cabeça: Por que insistem em proibirmos de falar mal do Brasil? O que pretendem com essas proibições? Desejam que não encontremos as reais causas que levam o Brasil como bois para o matadouro? O que almejam os falsos moralistas e falsos patriotas tupiniquins twitteiros da vida calando os muitos Sylvesters Stallones e Taylors Lautners espalhados pelo mundo? As respostas surgem de pronto em minha humilde e lesada cachola: Querem fazernos adentrar nas veredas cor-de-rosa do otimismo cego que mal consegue discernir entre sua mão esquerda e direita. Desejam que sejamos todos compassivos com os problemas ocorridos na sociedade brasileira. Esperam que aceitemos de braços cruzados e calados a alienação que insiste em desestruturar-mos como Nação. Querem que nos alegremos com a afirmação de que o Brasil é o País do Carnaval e que nos esqueçamos de que a Nação Brasileira está se afundando completamente nesse lamaçal. Desejam que nos orgulhemos de ser o País do Futebol e nos acomodemos com os desvios de verbas dos clubes brasileiros. Verbas essas que são utilizadas para se obter coisas ilícitas. Querem que nos deliciemos com as bundudas e popozudas que desfilam quase nuas nas passarelas da vida e não lutemos para obtermos uma maior infra-estrutura na educação.
Não sou alarmista e nem pessimista. Apenas sou um sujeito realista que infelismente não consegue enxergar no fim desse imenso túneo, uma luz ínfima sequer que traga uma solução para esta alienada nação denominada Brasil.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Em Terra de Cego...Quem Tem Um Olho É Rei!!!

Em Terra de Cego...
quem tem um olho é rei!!!

Vivemos às cegas literalmente nesse país falido e decadente, governado por um punhado de "caolhos". São seres desprovidos de uma formação visionária bem mais aprimoradas. Inventam leis e códigos, sem ao menos verificar a curto ou a longo prazo a eficácia das leis e códigos por eles elaboradas. Em terra de súditos totalmente cegos, se fazem reis por acharem que possuem algo a oferecer aos cegos. Ao olhar ao meu redor reparo que a cegueira política, educacional e até cultural é total (ou quase). Tem aqueles que são cegos mesmo. Sofrem de deficiência visual. Estes não podem enxergar. Ao menos que aconteça um milagre e eles passem a enxergar. Caso o contrário, continuarão cegos. Mas existem outros que se fazem de cegos para tentar "levar uma graninha por fora", igualzinho aqueles "ceguinhos malandros" que volta e meia aparecem nas ruas com tapa olho e tudo para reforçar no disfarce. Fingem bem, até o momento em que uma alma caridosa compadecendo com as lamúrias do tal ceguinho, estende-lhe a mão para ofertar uma moeda de
R$ 0,50 centavos ou uma verdinha de 1,00. Aí a farsa cai por terra, meu camarada. Ele não é cego coisa nenhuma. Ele queria era receber uma oncinha ou uma nota de cem reais. O tal cegunho enxergava perfeitamente bem. Ao perceber a mísera quantia que fora ofertada por aquela caridosa alma, proferiu dezenas de palavrões a quem lhe havia estendido as mãos. Deipois do fato ocorrido, ele voltou para o seu posto de serviço (se é que se pode chamar isso de serviço). E começa a pedir mais uns "trocadinhos".
Pergunta um ser abismado chocado com a cena que acabara de ver, no meio da multidão:
- Mas ele não era cego?
Revoltado e com vontade de socar uma moeda goela à baixo do tal ceguinho, me permito a responder:
- Cegos somos nós, que pagamos nossos impostos. Existe impostos pra tudo neste país. Cegos somo nós que mesmo com dois olhos olhos perfeitos não conseguimos enxergar a sujeira que está a um palmo do nosso nariz. Como dizia minha bisavó Dona Emiliana 94 anos de pura experiência, que Deus a tenha em seu Reino de Glória. "Tem gente que se faz de bobo para poder entrar no fiofó dos vivos" (aqueles que se acham espertos). O meu companheiro de serviço ainda diz: "Enquanto houver otário sempre haverá malandro". E isso tudo é verdade. Existem malandro ao monte sempre à espera de um otário para depenar.
Convivendo nessa terra de cegos, "ceguinhos" e de caolhos nos encontramos todos nós, cada um em seu lugar nesse balaio de gatos denominado Brasil. Fazemos parte de um reinado que é regido por um "rei" de formação visionária bastante limitada e muito questionável. Vivemos num ciclo monárquico de súditos totalmente obedientes aos caprichos aos mandos e desmandos desses "monarcas" que muitas das vezes agem como os "ceguinhos" das grandes metrópoles brasileiras, utilizando-se de lábia e astúcia para ludibriar as pessoas para poder abocanhar um qualquer. Causando rombos enormes nos cofres públicos, criando contas nos paraísos fiscais. Nestas terras de cegos, há reis. E em todo reinado que se preste, existem bobos da corte que vivem dando cambalhotas, fazendo estripulias, dando piruetas e achando graça da própria desgraça que há muito tempo se encontra instaurada em nosso País. Em terra de cego... quem tem um olho é rei... ou quase isso!!!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Estilo Colorido de Ser

Colorido: o estilo anos 80 voltou na moda e na música


A moda sempre foi a forma de expressão mais visível que o ser humano inventou. Você coloca um tênis diferente, óculos radicais e pronto: é o seu estilo!
Mas em todas as épocas a música é tema de grande inspiração para a moda. Bem diferente das regras e etiquetas, que ditam as tendências conforme a estação ou gosto dos artistas, a música traz o ritmo das nossas vidas e, por isso, tocam fundo no nosso visual.
Geração ECO: Sim, estamos na era do desenvolvimento sustentável, e talvez por isso que o hit é reciclar. Tanto a música quanto a moda está buscanso sua personalidade nos nossos antepassados. A diversidade está em alta: o que vale é ser você mesma, desde que não maltrate o planeta!
Inspirado nessa idéia retrô e de reciclagem de estilo, surge o estilo coloriso, que são as bandas como Cine, Replace, Restart, Cobra Starship e Believe: bandas que aderiram a moda psicodélica e trazem de volta o espírito oitentista para nossos dias!

Atualmente há uma grande quantidade de jovens vestindo roupas extravagantes, sendo alguamas delas: calças skinny, camisetas e cadarços coloridos (vermelho, verde, azul, amarelo, etc), camisas com enorme gola V, etc

Isso se dá ao recente sucesso de bandas que tocam rock colorido, o que você talvez não saiba é que essa moda do rock colorido iniciou-se nos anos 60 com bandas como The Beatles e The Beach Boys. Esse gênero musical foi intitulado na época como Power pop, que ganhou fama na década de 70 e início de 80 com bandas como The Raspberries, Big Star e Badfinger.
As roupas coloridas timidamente foram aparecendo nas ruas do Brasil e aos poucos foi se alastrando por todas as cidades, fazendo a cabeça dos jovens. São calças, tênis, óculos, acessórios, todos bem coloridos com cores fortes e vibrantes, fazendo a moda dos jovens ficarem mais alegre e personalizada.

Contrariando o estilo emo que há vários anos ditam a sua modo meio baixo astral e rebeldia com roupas escuras, cabelos espalhados e caídos sobre os olhaos, geralmente pretos e com mexas, sapatos ou tênis  de cores escurecidas, está chegando no pedaço o estilo colorido, alegre, com muita alegria e vida.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Me Diga Com Quem Você Anda...que eu direi quem você é!!!

Me Diga Com Quem Você Anda...

que eu direi quem você é!!!

Hoje em dia, poucas pessoas dão valor aos ditados populares. Tratam os mesmos com pouca importância. Lançando-os  nos bueiros do esquecimento. Num contexto geral, a maioria das pessoas mostram um total descrédito à força do conhecimento concentrado em torno de um dito popular. E não poderiam pois, o dito popular foi, é e sempre será a "cartilha" sempre repleta de conselhos refletindo advertências e votos de confiança com requinte de uma sabedoria de certa forma peculiar. Os ditados populares carregam em si, um pouco dos ensinamentos provérbicos e eclesiàsticos em sua essência um tanto quanto popularesca, o que não tira de modo algum a sua principal característica que é ensinar com sabedoria.Como sabemos, tanto os escritos encontrados em Provérbios e em Eclesiastes e os ditados populares tem algo em comum: a busca pela sabedoria em suas citações. Sabedoria essa que poderá levar mais conhecimento aos jovens.
Atualmente o que vemos na terra são homens presunçosos e de procedências malignas andando de acordo com os propósitos inefastos dos seus corações. Vivendo segundo suas vãs concupiscências, fazendo prevalecer o poder das suas razões, alegando para isso, a marcha frenética dos meios tecnológicos, uma vez deixando de lado os preceitos teológicos. Observamos ainda que, homens de atitudes malignas estão procurando de um jeito ou de outro cauterizar a mente de homens corretos que se mantêm intactos na presença de Deus. Às vezes  nos deparamos com um dilema. Conviver ou não com uma determinada pessoa. Dar ou não as mãos para aquele "amigo". Em certos momentos da vida, nos encontramos em um caminho bifurcado. É quando damos a conhecer pessoas que à primeira vista nos parecem como modelos exemplares: umas passamos a admirar e outras amar. Mas com o passar do tempo, notamos ou não que as atitudes de tais pessoas passam a ficar mais claras. Passamos a perceber que estas atitudes não são compatíveis com o nosso modo de ser. Pois estas pessoas não caminham no mesmo caminho em que nós estamos. Não professam a mesma fé que nós professamos. Não amam o mesmo Deus que nós amamos. São aliadas ao mal. Marcham de mãos dadas rumo ao fogo eternal.
Posso garantir com exatidão que é, muito doloroso aceitarmos que muitos dos nossos "amigos" fazem parte deste grupo de pessoas citadas acima. É muito difícil compreendermos que estas pessoas não corresponderam nossas expectativas e preferiram escolher para elas caminhos tortuosos totalmente adversos aos nossos. Realmente é doloroso perceber que aquela pessoa que antes era "amável", passou a agir de forma torpe e agressiva, machucando e ferindo a todos que se encontram ao seu redor. Passando a conviver com pessoas inescrupolosas e de índole questionável, que conduzem seus passos rumo aos precipícios da maldade. Passam a agir da mesma forma. Renegam o Amor, semeando o rancor, cultivando o rancor nos corações.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pedofilia É Crime

A pedofilia (também chamada de paedophilia erotica ou pedosexualidade) é a peversão sexual, na qual a atração sexual de um indivíduo adulto ou adolescente está dirigida primariamente para crianças pré-puberes (ou seja, antes da idade em que a criança entra na puberdade) ou para crianças em puberdade precoce.
A pedofilia é classificada como uma desordem mental e de personalidade do adulto, e também como um desvio sexual, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os atos sexuais entre adultos e crianças abaixo da idade de consentimento (resultantes em coito ou não) é um crime na legislação de inúmeros países. Em alguns países, o assédio sexual a tais crianças, por meio da Internet, também constitui crime. Outras práticas correlatas, como divulgar a pornografia infantil ou fazer sua apologia, também configuram atos ilícitos classificados por muitos países como crime.
A causa ou causas da pedofilia são desconhecidas. Pensava-se que o histórico de abuso sexual na infância era um forte fator de risco, mas pesquisas recentes não encontraram relação casual, uma vez que a grande maioria das crianças que sofrem abusos não se tornam infratores quando adultos, nem tampouco a maioria dos adultos relatam terem sofrido abuso sexual. O "US Government Accountability Office" conclui que "a existência de um ciclo de abuso sexual não foi estabelecida".
Uma pessoa que pratica um ato sexual com uma criança é, apesar de todas as definições médicas, comumente assumido e descrito como sendo um pedófilo. Porém, existem outras raízes que podem levar ao ato (tais como estresse, problemas no matrimônio, ou falta de um parceiro adulto), tal como o estupro de pessoas adultas pode ter razões não-sexuais. Por isto, somente o abuso sexual de crianças pode indicar ou não se o indivíduo é um pedófilo. A maioria dos abusadores em fato não possuem um interesse sexual voltado primariamente para crianças.
A pedofilia é sempre um crime de ação pública: ou seja, sua prática independe da vontade dos pais ou dos responsáveis pelo menor - alguns deles envolvidos nos casos de rede internacional de pedofilia já desbaratados.
Em 20 de dezembro de 2007 a Polícia Federal do Brasil, em conjunto com a Interpol, o FBI e outras agências de investigação desvendou o uso da Internet como meio para a divulgação de material (pornografia infantil) - para tanto usando de identificação dos IPs anônimos - tendo efetuado três prisões em flagrante e mais de quatrocentas apreensões pelo país - sendo esta a primeira operação onde foi possível identificar usuários da rede mundial de computadores para a prática de pedofilia no Brasil.
O caso mais recente e de maior repercussão foi a busca por um pedófilo que aparecia em várias fotos abusando de menores. Cerca de 200 imagens com seu rosto digitalmente alterado foram divulgadas na Internet. Numa busca que envolveu especialistas em edição de imagens, a fim de restaurar a imagem do procurado, o canadense Christopher Nel, 32 anos, foi preso e acusado por crime de pedofilia na província de Nakhon Ratchasima, em Korat, a cerca de 250 km a norte da capital Bangcoc, uma área turística da Tailândia.
A Revista Veja, da Editora Abril, edição de número 1982, ano 39, número 45, de 15 de novembro de 2006, publicou uma reportagem nas páginas 112/114, sobre dois advogados norte-americanos, John Aretakis, de Nova Iorque e Jeff Anderson, de Minnesota, recordistas de clientes vítimas de abusos sexuais, tendo o primeiro patrocinado 250 ações, com indenizações no valor de 1 milhão de dólares obtidas da Igreja Católica e o segundo patrocinado 1000 ações, com indenizações no valor de 150 milhões de dólares, também, obtidas da mesma instituição religiosa. O caso mais famoso foi o do padre Mark Haight, de Albany, que estuprou um menino diariamente, durante seis anos.
Devido à classificação da pedofilia como doença mental e à carga fortemente pejorativa associada a esta palavra, o fato de uma pessoa referir-se a um não-pedófilo como "pedófilo" caracteriza a prática de diversos crimes contra a honra, especialmete no caso de relacionamentos consentidos e permitidos por lei, tais como aqueles entre adultos e adolescentes acima da idade de consentimento (14 anos).

O inglês Bryan Davies, de 63 anos, que sofreu vários meses de abuso e acusações de que teria molestado duas meninas, de 10 e 11 anos, em Blackburn, na Inglaterra, morreu de um ataque cardíaco. Ele foi acusado pelas próprias crianças, mas após investigação da polícia foi constatado que nada houve.
No Brasil, os crimes previstos são os de difamação, calúnia e injúria (artigos 138 até 140 do Código Penal), com penas agravadas quando o crime for praticado em público (art. 141, lll), além da possibilidade de adicionais por incitação ao ódio e à violência contra o não-pedófilo (incitação ao crime, art. 286 do CP). Em casos extremos, por exemplo, envolvendo o bullying ou o linchamento moral público de um não-pedófilo sendo chamado de pedófilo, outros crimes podem ser acrescidos, como constrangimentos ilegais, (art. 146 do CP) e exercício arbitrário das próprias razões (art. 345 do CP). Por fim, se tal ato resultar o suicídio do não-pedófilo, dependendo da corrente jurídica, poderá haver também enquadramento pelo crime de induzimento ou instigação ao suicídio (art. 122 do CP) ou pelo crime de homicídio doloso (com intenção), se o suicídio for decorrente de maus tratos morais. 

Na Face Um Sorriso

Em certas ocasiões da vida, o ser humano é acometido por uma dor, por um sentimento de trsisteza, uma angústia na alma que o entristece em demasia. Onde as lágrimas rolando pela face caem ao chão levando consigo apenas fagulhas de uma imensa prova que há muito tempo habita seu atribulado coração. É nesses momentos de extrema aflição que o homem procura se apegar com Deus na ânsia de encontrar a Paz. Sim, a Paz consoladora que o auxilie nos caminhos incertos da vida, estando a mão protetora de Deus o Criador cada vez mais perto cicatrizando feridas e enxugando do rosto sofrido as lágrimas que se fazem vertidas.

Na face um sorriso,
tentando ocultar
a angustia da alma,
da vontade de chorar.
Mostrando alegria ao invés de aflição,
estado profundo do seu coração.
Não quer que ninguém te veja pedir.
Não quer que ninguém te veja implorar.
Não quer com ninguém tua dor dividir.
Não quer que ninguém te veja chorar!
Recebe em tua casa seus caros irmãos,
que nem se percebem a sua aflição.
Se alegram no dom que Deus te emprestou,
mas na tua tristeza, ninguém te ajudou.
E agora ouça bem Deus vai te falar...
"Eu sou teu amigo e não vou te deixar,
consolo tua alma, te dou minhas mãos,
te faço mais crente te arranco do chão!"


"Rio de Janeiro de Luto" - Chuvas - A Cena se Repete - A Dor da Tragédia"




Nos últimos dias a mídia tem noticiado exaustivamente, as conseqüências de uma das maiores tragédias que vêm ocorrendo no cenário brasileiro, devido ao caos causado pelas fortes pancadas de chuva. Como temos visto, as chuvas tem castigado bastante a região serrana do Rio de Janeiro. Mais precisamente, o município de Teresópolis. Desde a madrugada de quarta-feira (12/01/2011), as chuvas provocaram dezenas de deslizamentos e a cada hora, a proporção da tragédia aumenta. Segundo os noticiários, o número de mortos na região em decorrência das chuvas já superou a soma de 700 vítimas fatais. 710 óbtos segundo o último boletim informativo. Esse é o mais recente balanço parcial da Secretaria de Estado de  Saúde e Defesa Civil, divulgado às 21 horas de hoje (18). Nova Friburgo continua com o maior índice de vítimas fatais somando 335 óbitos. Seguido de Teresópolis com 292. Petrópolis com 62 baixas e Sumidouro com 21 mortos. Lembrando que, o número deverá ser atualizado pois, a medida que o tempo passa, a chance de encontrar sobreviventes diminui.

 

Tragédia no Rio de Janeiro Ganha Destaque na Imprensa Internacional
O resgate  ocorrido em São José do Vale do Rio Preto foi divulgado no site do jornal New York Times. As cenas forma gravadas pelo cinegrafista Rogério de Paula, da afiliada da Rede Globo.

Solidariedade...A Única Esperança
A tragédia que aconteceu na região serrana do Rio de Janeiro tem provocado uma onda de solidariedade pelo país. Muitas entidades e mesmo empresas têm se prontificado a receber doações e encaminhá-las às vítimas.
De outro lado, a população tem se mobilizado em arrecadar a maior quantidade possível de produtos com o intuíto de ajudar os mais necessitados.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

É Preciso Amar

Monte Castelo

Legião Urbana

Composição: Renato Russo (recortes do Apóstolo Paulo e de Camões).

Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
Sem amor eu nada seria.
É só o amor! É só o amor
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal,
Não sente inveja ou se envaidece.
O amor é o fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor eu nada seria.
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É um não contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder.
É um estar-se preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É um ter com quem nos mata a lealdade.
Tão contrário a si é o mesmo amor.
Estou acordado e todos dormem.
Todos dormem. Todos dormem.
Agora vejo em parte,
Mas então veremos face a face.
É só o amor! É só o amor
Que conhece o que é verdade.
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
Sem amor eu nada seria.

"Muita gente diz eu te amo sem querer dizer nada."
Sam Wheat - do filme "Ghost - Do Outro Lado Da Vida

O que é o Amor? O que significa amar? Se olharmos no dicionário Aurélio, de certo encontraremos um significado muito vago para ambas as palavras. Um singelo significado que obviamente não abrange nem de longe, o real sentido do amor em sua magnitude e nem em sua plenitude. Há muitas pessoas que dizem te amo sem querer realmente amar. Brincam com sentimentos. Causam naqueles que os ama, imensos ferimentos. Amam de mentira. Dizem te amo só da boca pra fora. Enganam as pessoas com palavras frívolas e açucaradas. Dizem te amo sem querer dizer absolutamente nada.
Aquele que acertademente aprende a amar, prontamente passa a valorizar, a busca incessante do amado, em desejar estar ao teu lado, trilhando nos caminhos da vida, cicatrizando do peito as suas muitas feridas. Aprendemos a percorrer nas trilhas do Amor justamente quando nos encontramos mais perdidos. Quando de fato passamos a compreender e exercer em nós, a dor daquele que perdeu seu ente querido.
O que mais encontramos no no mundo atualmente são, pessoas de mentes vazias que estão mais preocupadas com suas vãs ideologias a cada dia. Pessoas cegas que se fazem guiar pelos cães da maldade, vivendo repletas de ódio e de amargura. Almas que sofrem acorrentadas pelas algemas da falsidade, arquitetam suas vontades, outorgam "verdades". Marcham impiedosamente contra aqueles que vivem a vida de forma decente.
Lendo trechos bíblicos e vendo alguns filmes épicos é fácil constatar que, muitos se deixam guiar pelo mal, se despindo das vestes do amor fraternal. É na Bíblia que encontramos trechos como esse: "E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará" (Mateus 24:12), a ciência como um todo se multiplicará, o mal em certos momentos prevalecerá, mas vós deveis se preparar sem nunca desanimar, para juntos poder enfrentar bravamente, contra quem se levantar contra vós a fim de pelejar. A Força é Minha, a Peleja é Minha e a Vitória vossa será. Nada porém, ao solo os fará derribar. Mas é Preciso Amar. Amar com Piedade. Amar com sabedoria. Repudiar as hostes da maldade. E batalhar o bom combate com galhardia.
Para vencermos é preciso colocarmos em prática tudo aquilo que Cristo nos ensinou. Projetando ao mundo, os dons que o Senhor nos doou. Ensinando aos demais a buscar o mesmo Amor que estamos desfrutando. Professando a toda a criatura o real sentido do Amor. Não esse amor mesquinho que habita nos corações dos homens. Não esse amor frívolo que nos apetece de forma superficial. Esse amor que aos poucos apodrece, perece. Mas sim o Amor Fraternal, que nos faz pagar o mal com o BEM. Sempre mostrando com ternura, com candura o galardão que os justos herdarão no Lar de Repouso Eternal.




Mais Uma Vez

Renato Russo

Composição: Renato Russo, Flavio Venturini
Mas é claro que o sol
Vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei...
Escuridão já vi pior
De endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem...
Tem gente que está
Do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar...
Tem gente enganando a gente
Veja nossa vida como está
Mas eu sei que um dia
A gente aprende
Se você quiser alguém
Em quem confiar
Confie em si mesmo...
Quem acredita
Sempre alcança...
Mas é claro que o sol
Vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei...
Escuridão já vi pior
De endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem...
Nunca deixe que lhe digam:
Que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos
Nunca vão dar certo
Ou que você nunca
Vai ser alguém...
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia
A gente aprende
Se você quiser alguém
Em quem confiar
Confie em si mesmo!...
Quem acredita
Sempre alcança...

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Criatividade Zero!!! Nada Se Cria Tudo Se Copia

Entendo que, atualmente, as pessoas estão apenas procurando adaptar as idéias já existentes nos meios de produção. Melhorando ou piorando os produtos. Nada se cria, tudo se copia - esta expressão é bastante popularizada, principalmente por profissionais da área pe publicidade e propaganda. Ela tem a sua origem - no que diz a respeito a conotação - na expressão do cientista Antonie - Laurente Lavoisier que com a frase: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" definiu, baseado em noções químicas, a famosa lei da conservação da matéria. O apresentador de televisão Abelardo Barbosa, mais conhecido como Chacrinha, parafraseando, disse: "Na televisão, nada se cria, tudo se copia".
A falta de criatividade nos meios de produção (como moda, ramo alimentício, produções musicais, entre outras), e, nos meios de comunicação (programas de tv, de rádio, comunicações online e, outros segmentos que englobem produções midiáticas, constatam uma crescente e perigosa ameaça a todas as previsões de que a proliferação dos meios de comunicação traria uma era de ouro para a produção individual. Se tratando de meios de comunicação, o que vemos é, uma total incapacidade de criar e de articular idéias de cunho original. Notamos que, produtores desprovidos de originalidade estão fazendo uso de plágios e de cópias de forma avassaladora.
Pesquisando na internet à respeito, fiquei horrorizado com a quantidade de produções plagiadas e copiadas de formas sucessivas. Pude constatar que muitas celebridades copiam uma das outras modelitos de forma escrachada. Veja:




Notei também que, no universo da produção musical, cantoras (es) além de copiar a personalidade de outras (os) profissionais, também buscam no plágio, uma forma de alavancamento profissional. E pasmem. Até o "Rei" Roberto Carlso, já foi acusado e condenado por plágio. A música gravada por ele em 1987, "O Careta", é plágio de uma composição de Sebastião Braga chamada "Loucuras de Amor". Descendo o nível da produção musical brasileira, temos "Bagulho no Bumba", lixo musical que fez tremendo sucesso graças aos descerebrados que deram vida a esses pseudo-cantores depositarem seus lixos sonores em nosso ouvidos, também foi taxada de plágio. E não para por aí.

Observei dias atrás que, até os inocentes docinhos e os crocantes salgadinhos que, costumamos degustar, também, são saborosamente copiados. Para a felicidade de uns e total infelicidade de outros. Pois, certo dia, comi um slagadinho bem ruinzinho por sinal que custava apenas R$ 0,50. Não é que a guloseima imitava o famoso Ruffles. Conseguia imitar só na aparência. Pois o sabor era horrível. Mas fazer o que não é? Na hora da larica desce tudo. Ou quase tudo.




E é por isso, que eu digo, que os produtores midiáticos na tentativa de matar a fome dos seus telespectadores, estão sempre criando e copiando programas saturados e de baixo nível. Para uma melhor compreensão, basta observarmos "Casa dos Artistas", Big Bunda Brasil e "A Fazenda". Entre paredões e roças, entre panelinhas e briguinhas, uma coisa não pode faltar: BUNDA. Bunda é a alma do negócio. Se não tiver bunda o negócio não sobe. Me refiro à audiência. 


Seriados japoneses quem diriam, também já sofreram com as cópias descaradas que povoam nossas televisões. Vocês se recordam dos Changemans e dos Cybercops? Pois é. Seriados japoneses da década de 80. Muito bem feitas, se levarmos em consideração que os aparatos tecnológicos da década de 80 eram inferiores a da atualidade. Há tempos nossas crianças vem assintindo a séries-cópias fraquíssimas como os Power "Debilóides" Rangers. Essa sim uma cópia pra lá de descarada e muito mal produzida. Aqueles gritinhos e a comunicação entre os personagens na hora das lutas eram de matar qualquer um. Deus me livre.



Vimos então, que há muito tempo a mídia vem propagando a velha máxima: NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Você Já Abraçou Seu Filho Hoje? Você Já Deu Um Beijo Em Sua Testa?

Não me recordo de cor o horário em que o quadro ia ao ar. Lembro-me que era apresentado por Gilberto Barros nas tardes semanais da Rádio Globo. Lembro ainda que o quadro era bastante emotivo e tocava forte nos corações das pessoas. Chamava de forma direta os pais á realidade e os incentivava a rever os seus conceitos em relação aos laços paternais e a dar mais atenção aos seus filhos. Perdi a conta de tantas vezes que, emocionado e com os olhos marejados de lágrimas eu me punha a ouvir atentamente os depoimentos daqueles pais que por hora passaram a dar mais valor aos laços paternais após superar muitas barreiras juntamente com os filhos.
Hoje parece que a relação pai e filho está tomando rumos tumultuados. A inocência das crianças está ganhando um tom meio acinzentado. Os pais por sua vez, estão mais preocupados em serem galardoados tanto profissionalmente quanto socialmente. Notamos que, com o advento da internet, muitos não tão dando mais valor a sentimentos sutis. Os pais não mais abraçam os seus filhos, os gestos amáveis e de carinho foram trocados por socos, pontapés e sopapos. Basta olhar ao seu redor para se deparar com crianças abandonadas nas calçadas. Outras tantas vivendo amamentadas pelos "seios fartos da criminalidade". Enquanto  muitas outras se encontram nas esquinas das grandes metrópoles praticando a mendicância e suportando a intolerância de uma sociedade repleta de ódio e de maldade. O quadro da relação pais e filhos realmente está uma calamidade. Pois, o que mais vemos por aí, são pais sem responsabilidade e sem condições de dar amor e carinho, fabricando "soldados" para o crime organizado; filhos revoltados vivendo abandonados morrendo acorrentados nos porões do submundo.
O blog vislumbrando a oportunidade de conclamar os pais à responsabilidade paternal, acenou com a iniciativa de postar algo que possa fazer aflorar um sentimento especial envolvendo pais e filhos. Gostaria que o blog fizesse brotar nos corações de ambos, aquele mesmo sentimento infantil de toque pueril que tocava na minha essência de criança. Quando aguardava atentamente que meu pai batesse à porta da casa para receber um abraço apertado repleto de amor e de carinho. E um beijo na testa cheio de ternura. Vendo e revendo a minha história estampada em fotos e em porta-retratos, posso dizer que o meu pai sempre foi amável e sempre presente. Mas, quantos filhos podem afirmar que sentem o mesmo orgulho por seus pais? Nem todos.
Não importa a idade que seu filho tenha, receber um abraço e um beijo seu demonstrando atenção, cuidado, carinho e amor, será algo que mudará tudo ao redor. Caso você não tenha pensado nisso, passe a valorizar cada toque que você oferece ou recebe do seu filho, pois o toque é comprovadamente a necessidade mais primária do ser humano.
Gestos carinhosos como apertos sutis, beijos e abraços, todas estas expressões de querer bem ao filho, estão ao alcance das mãos de qualquer pai. Embora, muitos pais não se conscientizem disso, ou por falta de tato, de iniciativa, traumas causados na infância por alguns terem vividos com pais agressivos, distúrbios envolvendo a relação pai e filho, entre outros fatores. Muitos desejam sentir o gostinho de amar, de abraçar e de beijar um filho e não podem simplesmente pelo fato de não poderem gerar filhos. Enquanto outros possuem filhos e não sabem amá-los.

Espero que vocês leiam este post e entendam a mensagem não como um ensinamento, mas sim como um suplício de quem ama a vida acima de tudo. Aceite esta postagem como forma de carinho e de afeto de alguém que venera o amor incondicional entre pais e filhos.
Só depende de você. Você já abraçou o seu filho hoje? Não? Então abraça-o. Você já deu um beijo em sua testa? Beije-o então. Pois essa pode ser a única oportunidade que a vida lhe proporcionará para demonstrar ao seu filho, que você o ama. Pense nisso e seja mais feliz ao lado daqueles que esperam sempre mais de você.

Esse É O Brasil Que Você Conhece?!? O brasil que eu conheço é assim!!!

Se o Brasil que você conhece é assim



O brasil que eu conheço é assim......


A intenção do blog é de demonstrar aos leitores a realidade. Mostrar um Brasil diferente do que muitos estão acostumados a ver. Muitos possuem uma posição visionária superficial e  bastante limitada en relação a sociedade brasileira como um todo. Conhecem o Brasil só como país do carnaval, da bunda e do futebol. A própria mídia tem fortalecido esta tese manipulando os meios de comunicação, mantendo os telespectadores conectados à redes alienadoras. A máfia midiática vem maquiando a realidade brasileira e a revelando com uma imagem desvinculada de ética e desraigada de valores. Desmistificar essa "realidade", revelando-a como realmente ela é, com uma visão que vai além de notabilizar somente os aspectos concernentes ao culto exarcebado da veneração carnavalística, bundística e futebolística será nossa função. A nossa função é chamá-los à realidade propriamente dita, para que, juntos possamos desmantelar a teoria daqueles que vendem essa imagem ilusionária do Brasil.
Muitas pessoas com reduzido embasamento filosófico, político e cultural, se propõem a debater de uma forma geral sobre os problemas ocorridos mo Brasil e confundem-se, afinal, uma coisa é falar mal de algo sem possuir uma base sólida, um conhecimento mais apurado sobre determinados assuntos; sem acrescentar um posicionamento eficaz e conclusivo em vista dos fatores que vem ocasionando problemas de certo modo irreversíveis ao País. Outra coisa é aquele que é apto a possuir um embasamento mais requintado em relação ao que se propõe debater, utilizando-se de forma direta as propostas visando sempre demonstrar de maneira clara e objetiva, sempre colocando em pauta com certo brilhantismo a consequente realidade do Brasil. Assim sendo, adianto que não é intenção do autor falar mal do Brasil, mas sim apresentar dados contundentes, comprovados pela mídia séria.
Ultimamente temos notado que, muitos para defender interesses próprios vêm maquiando a realidade, escancarando as portas da hospitalidade brasileira, jogando a "sujeira" do País debaixo dos tapetes sórdidos de uma sociedade manipuladora do poderio midiático. Temos observado mesmo de longe que, a mídia carnavalesca e bundesca, vem a longa data manipulando os meios de comunicação e transformando os aspectos da verdade. Vendem a realidade brasileira como uma verdade falsa e ilusória. Para entender um pouco mais a respeito desse assunto, basta ao leitor aceitar o meu convite e sairmos juntos garimpando pelas ruas do centro da cidade, para encontrarmos uma "verdade excluída", vivendo esquecida à margem dos chafarizes de uma Praça da Sé. Uma realidade despida de oportunidades sobrevivendo abastecida de papelotes de cocaína, crack e de maconha. Tenho a nítida certeza de que, quando observarmos esse quadro pincelado de cores vivas e chocantes, nos tomará um sentimento de indignação e de revolta. Embora, muitos já se encontrem anestesiados com a dor alheia e com o descaso das autoridades para com os excluídos de uma sociedade. Sociedade essa que não conhece ou não quer conhecer o lado podre e nefasto de um brasil sempre às voltas com escândalos, mensalões e CPIs (Comissãso Parlamentar de Inquérito) infrutíferas. Sociedade que não quer enxergar o que é palpável a olhos nus. É vergonhoso acompanhar a banalidade midiática enaltecendo com orgulho uma nação fazendo piada da própria desgraça do País. Realmente chega a ser irritante folhear as páginas dos jornais e navegar pelas páginas da internet e notar que o Brasil se resume ao título de "Terra do Pandeiro e das Pandeirudas. Onde observamos popozudas famosas ou não sambando e requebrando sempre em busca de um lugar ao sol midiático. Enquanto o pobre e os marginalizados pela sociedade, vivem à mercê de governos caóticos e apáticos.