O ano de 2011 foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes com a finalidade de trazer para o debate político mundial o racismo, as estratégias para sua superação, os direitos dos povos afrodescendentes os direitos às sua diversidades e heranças culturais.
Com a segunda maior população negra do planeta (e segunda fora do continente africano), a missão do Brasil no ano temático da ONU ” é chamar atenção para as persistentes desigualdades que ainda afetam essa parte importante da população brasileira” segundo um comunicado da instituição.
Uma agenda de mobilização e reflexão sobre o tema está sendo estruturada pelo Movimento Negro, Organizações Do Movimento Social, Instituições Acadêmicas e Órgãos do Governo do Brasil.
Você Sabia, Que:
- Preconceito, discriminação e racismo é fruto do medo.
-Preconceito, discriminação e racismo é fruto da ignorância.
-Preconceito, discriminação e racismo é não saber respeitar a diferença, o diferente.
PRECONCEITO RACIAL: é ideia preconcebida suspeita de intolerância e aversão de uma raça em relação à outra., sem razão objetiva ou refletida. Normalmente, o preconceito vem acompanhado de uma atitude discriminatória (LOPES, 2005, p. 188)
DISCRIMINAÇÃO RACIAL: é a atitude ou ação de distinguir, separar as raças, tendo por base ideias preconceituosas (LOPES, 2005, p. 188)
RACISMO: pode ser definido também como a teoria ou ideia de que existe uma relação de causa e efeito entre características físicas herdadas por uma pessoa e certos traços de sua personalidade, inteligência ou cultura (BEATO, 1998, p. 1)
Dados importantes sobre a população negra: será que isso não é racismo? Veja:
· A maioria da população brasileira é negra. A informação é do Censo Demográfico (2010), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dos quase 191 milhões de brasileiros, a pesquisa mostrou que 97 milhões de pessoas se declararam *negras 91 milhões se consideram brancas, e o restante se enquadra em outros grupos.
· 33,5 mil jovens serão executados no Brasil no curto período de 2006 a 2012 *negros tem risco quase três vezes maior de serem assassinados (SEDH/UNICEF – 2009).
· Dos 6,8 milhões de analfabetos em todo o país que frequentam ou tinham frequentado a escola entre 2001 e 2009, 71,6% são *negros Relatório Desigualdades Raciais UFRJ – 2010).
· A cada dia morrem de 2,6 mulheres *negras por complicações na gestação. O mesmo problema vitima 1,5 das mulheres brancas; 40,9% das mulheres *negras nunca fizeram mamografia; 18,1 das mulheres negras nunca haviam feito Papanicolau (Relatório Desigualdades Raciais - UFRJ – 2010).
Lutas da População Negra
· Pela implementação da lei 10639/03 que determina o ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira nas escolas de todo o país;
· Pela informação e implementação da lei 13504/09 que determina o dia 10 de Dezembro de cada ano como sendo o “dia estadual” de combate a intolerância religiosa, contra todo o tipo de discriminação religiosa;
· Por maiores cuidados com a saúde da população negra, doenças como: hipertensão, pé diabético, anemia falciforme, câncer de próstata, etc.
· Contra o genocídio da População Negra;
· Pela manutenção das Cotas para negros (as) nas Universidades e ampliação dessa política a todas as Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas, Estaduais e Federais;
· Pela Manutenção do decreto 4487, que regulamenta a Titulação dos Territórios Quilombolas;
· Pela cassação dos mandatos de parlamentares racistas, por quebra de decoro e crime de racismo;
· Tipificação dos casos de violência policial que resultem ou não em mortes, como crimes de tortura conforme a lei 9455/07;
Racismo é Crime
Art. 20 da Lei n 7.716/89
Denuncie:
0800-77-33-866
E-mail: sosracismo@al.sp.gov.br
Realização: Grupo de Articulação das Pastorais Afros da Diocese de São Miguel Paulista (GAPAD).