sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Reciclagem - São Paulo conta com 116 cooperativas de reciclagem

Responsáveis por 90% da coleta de todo o resíduo reciclado no Brasil, 800 mil pessoas, segundo o Movimento Nacional de Materiais Recicláveis (MNRC), vivem na atividade. Um carroceiro coleta em média 6oo kg de material reciclável por dia, 15 toneladas por mês. A renda gira em torno de R$ 420 e R$ 520 por mês.
Na Capital estima-se que haja 20 mil catadores. "Do total 4 mil atuando em cooperativas e associações e 16 mil trabalhando de forma não organizada nas ruas, em ferros velhos, e similares", disse Eduardo Ferreira de Paula, um dos coordenadores do MNCR. Segundo o Movimento, existem 116 cooperativas em São Paulo, dessas 21 são conveniadas à Prefeitura.
Mas, diz Eduardo Ferreira de Paula, do MNCR, conveniadas ou não são vários os problemas. "A situação até para quem é conveniado é complicada e cooperativas que mais sofrem são as da periferia. Faltam equipamentos, infraestrutura e os caminhões não podem circular e isso influencia".
Misturado a orgânico reciclável perde valor
De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços, 230 toneladas do lixo recolhido diariamente na cidade são passíveis de reciclagem. Encaminhados às 21 cooperativas conveniadas, o material é separado e então recicaldo. No entanto, em muitos casos misturados ao lixo orgãnico, o material que deveria ser reciclado também se perde.
Conveniada a Prefeitura, a Copere, localizada na região central, conta com um quadro de 130 cooperados divididos em dois turnos. De acordo com o coordenador Luiz Carlos Sales dos Santos, 30 anos, a cada 50 toneladas de materai reciclável recolhido pela cooperativa, 90% são de fato reciclados, mas ele afirma que o aproveitamento poderia ser ainda maior. "Recebemos o lixo compactado que vem sempre acompanhado de material orgânico. É difícil conseguir reaproveitar esse material, o vidro sempre chega quebrado e nada se aproveita". afirmou ele que explicou ainda que a maior produção da cooperativa está relacionada às embalagens plásticas.
Posto de descarte localizados na internet
Serviço gratuito, a Central de Reciclagem é uma ferramenta de utilidade pública onde é possível descobrir como e onde descartar 36 tipos de materiais recicláveis. O site  www.centraldareciclagem.org/ foi criado na expectativa de sensibilizar o cidadão sobre a importância de descartar corretamente e de maneira organizada móveis, metais, óleo de cozinha, vidro, eletroeletrônicos, pilhas e baterias, lâmpadas, entre outros itens.
"A Central da Reciclagem é a identificação de pontos de coltas de resíduos sólidos. Há mais de 15 mil pontos de descarte de mais de três mil municípios brasileiros, quase metade do país", disse o diretor da CR, Fábio Biolcati.
Nas estações da Linha5-Lilás, da CPTM, lixeiras de coleta seletiva estão à disposição dos usuários. Cada estação (Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze) tem conjunto de quatro lixeiras. O material depositado será periodicamente recolhido por cooperativa cadastrada.

Nenhum comentário: