Assim como milhares de pessoas, também sou fissurado pela internet, ou por coisas do gênero. E foi justamente por esse motivo que resolvi assistir ontem ao filme Ch@t - A Sala Negra, filme muito bom, diga-se de passagem. A dinâmica do filme é voltada para quem está acostumado com o mundo da internet. Aqueles que não fazem ideia do que são salas-fóruns – chats ficarão totalmente perdidos no filme. Esse é o motivo de muitas pessoas não gostarem do filme. Mas para mim que sou apreciador de coisas do gênero da net realmente achei o filme muito bom em todos os sentidos. A história foi elaborada em um modo real-virtual que deixa o filme excelente.
O diretor Hideo Nakata, o mesmo de O Chamado, deu “vida” às salas de bate-papo. O filme é bastante claro, objetivo e não é difícil de compreender. É um filme que caracteriza a vida do internauta na internet de uma forma que eu jamais tinha visto. Assistam. Eu recomendo.
Para quem ainda não assistiu: a sinopse: William, 17 anos, passa o tempo na internet, onde abre um fórum de discussão para os adolescentes da cidade. Lá, discutem família, supostos amigos, traumas e perturbações. Ele começa a aconselhar os jovens incitando-os a se libertar de seus problemas através da ação. Ninguém sabe que, na vida real, ele está disposto a influenciar o grupo em seu chat para a vida ou morte.
Ele nos mostra um mundo dúbio (paralelo), onde o virtual se choca com o real; a morte entra em conflito com a vida; o errado se confronta com o que é certo; o mal se depara com o bem; gerando assim, um choque de sentimentos: dores, angústias, solidões, sentimentos de “culpa”, fracassos, traumas, sentimentos múltiplos, enfim. Ele faz uma ótima contextualização com os problemas existentes na vida online. A trama psicológica é muito bem elaborada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário