domingo, 21 de agosto de 2011

Dançando Com O Diabo (Dancing With The Devil - 2009)

Um dos melhores documentários que eu já assisti. O documentário “Dançando Com O Diabo” ganhou uma grande notoriedade no Brasil após trechos do filme serem exibidos em uma reportagem do Fantástico, da Rede Globo.

Documentário que relata o cotidiano de chefes do tráfico, policiais e um pastor, que é a única autoridade entre os bandidos e que pode transitar livre e ousadamente pelas comunidades com intuito de salvar vidas já condenadas pelo tráfico e salvar a vida dos traficantes, espiritualmente falando.

O documentário narra a guerra do tráfico em comunidades da Zona Oeste do Rio De Janeiro, sob o ponto de vista de três pessoas diferentes: o inspetor da Polícia Federal Leonardo Torres, o chefe do tráfico da favela, Aranha, e o pastor Dione, que além do trabalho de evangelização dos bandidos, cuida de outros que foram espancados e violentados pelos bandidos.

O documentário não nos mostra apenas a dura realidade do Rio de Janeiro. Ele revela também, o confronto entre as versões dos três personagens, que demonstram cada um seus ideais, seus pensamentos, e formas de contemplar
os fatos em questão:
1-) O traficante que culpa a polícia e se mostra como o “redentor” da comunidade;
2-) O policial que visa declinar o “comércio das drogas”. O comandante Leonardo descreve o risco de sua profissão e a falta de piedade de bandidos na hora de matar policiais;
3-) O pastor que a meu entender faz um trabalho de evangelização na comunidade. Ele age como um pacificador. É um intermediador na comunidade.

De acordo com o pastor Dione dos Santos, 90% dos jovens que participaram do documentário estão mortos. Essa é a dura realidade do tráfico de drogas.
O documentário foi dirigido pelo cineasta sul-africano naturalizado britânico Jon Blair.




 

Nenhum comentário: