"Quando guardamos ódio ou rancor por alguém, é como se tomássemos veneno na esperança de que o outro (o alvo do ódio) morresse".
Nós como seres humanos, somos repletos de erros e imprefeições. E como tal, estamos sempre em busca da perfeição. Estamos errando constantemente, seja por obras praticadas, palavras pronunciadas ou até mesmo em pensamento. Às vezes nós erramos não por maldade. Erramos simplesmente pelo fato de sermos humanos. E o ser humano é um ser falho. Acabamos magoando as pessoas que amamos. Para adentrarmos ainda mais na questão do perdão será preciso voltarmos no tempo. É preciso trazermos em memória que o Melhor e Maior Homem do mundo ensinou a todos nós uma importante lição: "O sublime poder do PERDÃO"!
De acordo com o dicionário, a palavra perdoar significa "a ação de parar um sentimento de raiva contra os erros cometidos por alguém." É verdade, mas cada um pode definir o perdão de uma forma muito pessoal: liberação, paz, felicidade, harmonia, auto-estima... Há muitas palavras que podemos usar para expressar a experiência do perdão. Perdão é uma demonstração de amor. Quando decidimos deixar partir o passado e ser feliz no presente, quando decidirmos reconhecer que somos todos filhos de Deus e, portanto, impecável, então estaremos pronto para perdoar. A falta de perdão nos ata com as pessoas, ou ao passado, o que nos impede viver plenamente no presente, com alegria.
Aprender a perdoar é perseverar num treino mental. É um grande e difícil passo. É tirar alguma coisa que incomoda, que nós fizemos ou que fizeram para nós. O fato de aprender perdoar uma pessoa nos libertará dos caminhos ermos do rancor. "Seria muito mais produtivo se as pessoas procurassem compreender seus pretensos inimigos. Aprender a perdoar é muito mais proveitoso do que simplesmente tomar de uma pedra e arremessá-la contra o objecto de sua ira. Quanto maior a provocação, maior a vantagem do perdão. É quando padecemos os piores infortúnios que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem, a si e aos outros."
Quando perdoamos alguém ,não quer dizer que estamos de acordo com o que aconteceu e deixar de dar importância à situação, nem dar razão para quem nos fez algum mal. Significa simplesmente pôr de lado os pensamentos negativos sobre alguém ou algo que nos causaram dor. Outra coisa que é muito importante saber é que perdoar não significa esquecer, significa lembrar sem dor, sem amargura. Quando você diz: Ah, sim... eu perdôo, mas não esqueço. É verdade. Nós temos uma memória e não esqueceremos facilmente algo que marcou a nossa vida. Cuidado com seus pensamentos; eles se transformam em palavras.
Cuidado com suas palavras; elas se transformam em ações.
Cuidado com suas ações; elas se transformam em hábitos.
Cuidado com seus hábitos; eles moldam o seu caráter.
Cuidado com seu caráter; ele controla a sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário