segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Apenas 15 Minutos e Nada Mais

Hoje vivemos em um emaranhado de celebridades instântaneas que alcançam o status da fama de maneira repentina graças aos escândalos, programas televisivos ou a fatos que recebem grande cobertura da mídia, como o caso dos fenômenos da Internet. Como a fama vem de maneira repentina, tais celebridades têm dificuldade de se manter na mídia durante muito tempo, muitas vezes voltando ao anonimato da mesma maneira que saíram dele.


É notório. De certa forma chega a ser assombroso.Notamos um número altíssimo de pessoas alcançando a fama por criar vlogs ou elaborar um blog. Outros porque participam de reality shows e depois ficam atacando de DJ nas festas de outros famosos. Outras utilizam formas grotescas para granjear seus 15 minutos de fama, seja xingando via twitter, vomitando nos amigos ou integrando a disputa para ser um dos colírios da Capricho. Vamos recordar de alguns dos maiores 15 minutos de fama de 2010.

Lorena Schonbaschler Sorrer
A receita: defender os ídolos contra vlogueiros

Barraco no Twitter é algo corriqueiro na Internet.  A confusão em questão foi entre o vlogueiro Felipe Neto e Fiuk, em julho, depois de um vídeo em que Felipe criticou as fãs do cantor. Só que uma fã catarinense, Lorena Schonbaschler Sorrer, de 13 anos, não deixou barato e resolveu defender Fiuk usando as mesmas armas de seu rival: gravou um vídeo chamado “Faz sentido, sim!”. Ali, falou em nome de todos os adolescentes que também gostam de Crepúsculo, Vida de Garoto e “Djordin Biber” – tudo o que o vlogueiro critica. O vídeo original teve mais de 700 mil acessos, o que foi ajudado pelo fato de o próprio Felipe Neto ter tuitado o link. Lorena ganhou alguma fama no Twitter e seu perfil tem mais de 3 mil seguidores.

Além da vuvuzela, que irritou geral, e do Polvo Paul, que previa o futuro, a Copa do Mundo fez a modelo paraguaia Larissa Riquelme conseguiu alcançar seus 15 minutos de fama. Mas o truque de Riquelme foi algo bem mais simples. Como ela conseguiu? Guardando o celular no decote e prometendo tirar a roupa se a seleção paraguaia fosse campeã. Ok, a atitude é simples, mas exige, é verdade, algo que nem todos possuem: beleza e, bom, seios avantajados. Não é para qualquer um, não. Larissa virou a musa da Copa e soube aproveitar bem a fama: viajou o mundo, posou nua (o Paraguai não ganhou a Copa, mas quem se importa?), fez comerciais. Ela desbancou Justin Bieber e lidera a lista de termos consultados no Google por internautas brasileiros em 2010.

Nenhum comentário: