terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Diga Não À Homofobia

Diga Não À Homofobia

Homo = igual + fobia = medo - medo de quem gosta do igual, ou seja, medo de pessoas que nutrem relacionamentos com indíviduos do mesmo sexo.


A Homofobia define o ódio, o preconceito, a repugnância que algumas pessoas  nutrem contra os homossexuais. Aqueles que abrigam em sua mente esta fobia ainda não definiram completamente sua identidade sexual, o que gera dúvidas, angústias e uma certa revolta, que são transferidas para os que professam essa preferência sexual.
Alguns assimilam a homofobia a um tipo de xenofobia, o temor de tudo que é diferente. Mas esta concepção não é bem aceita, porque o medo do estranho não é a única fonte em que os opositores dos homossexuais bebem, pois há também causas culturais, religiosas principalmente cristãs (católicas, protestantes), judias ou mulçumanas -, políticas, ideológicas grupo de extrema-esquerda e de extrema-direita -, e outras que se entrela igualmente no preconceito.
O indivíduo homofobo pode reagir perante os homossexuais com calúnias, insultos verbais, gestos, ou com um convívio social baseado na antipatia e nas ironias, modos mais disfarçados de se atingir o alvo, sem correr o risco de ser processado, pois fica difícil nesses casos provar que houve um ato de homofobia.
Nos últimos dias temos visto cenas de homofobia em uma das vias mais movimentadas da capital paulista. A Avenida Paulista é considerada o reduto do setor executivo da região central de São paulo. E tem sido também ultimamente o palco preferido para os homófobos praticarem agressões para com os homossexuais.
Em menos de um mês foram constatadas dois ataques contra homossexuais na região. No dia 14 de novembro, três jovens foram agredidos covardemente por outros jovens. Detalhe: um dos agressores
chegou a utilizar uma lâmpada fluorescente para atacar um dos jovens (veja o vídeo).
Sabemos que todo o ser humano é provido de um livre arbítrio, porém, toda a ação promovida pelo ser é cobrada de uma forma ou de outra. Como podemos notar os homossexuais por professarem suas tendências comportamentais referentes à opção sexual estão sendo confrontados covardemente por grupos homófobos. Os homófobos utilizam a internet para propagar o ódio que nutrem pelos homossexuais. Outros praticam atos extremos como os que ocorrerram na Paulista. Praticam espancamentos e até assassinatos.
Na minha opinião toda e qualquer forma de discriminação merece sim uma punição, pois o homossexual independentemente de crenças, atos políticos ou culturais é antes de mais nada um cidadadão, e todo o cidadão merece ser respeitado como um tal. Respeitar ao próximo é um ato de cidadania. Faça a sua parte e Diga Não À Homofobia. É possível manifestar ao mundo nossas crenças, ideologias e nossas vontades. O que não é admissível é utilizar métodos extremistas contra aqueles que não se enquadram nos perfis de conduta da maioria.




Nenhum comentário: