sábado, 10 de setembro de 2011

Educação: Um Probema Com Reflexos no Futuro

Educação de base nacional segue cada vez pior - e mesmo assim, os políticos tentam mascarar a situação

Embora a educação seja um direito por lei, os pequenos brasileiros estão longe de contar com um sistema educacional de qualidade. E os reflexos de uma educação de base deficitária vão aparecer apenas daqui alguns anos. Esse fator compromete a formação do indivíduo como cidadão e, também, prejudica o futuro do Brasil.

Números
Uma avaliação feita com alunos que cursaram a 3 série do ensino fundamental em 2010 mostrou que metade das crianças brasileiras (42,8%) não aprendeu nem o mínimo esperado para o ensino de matemática. Esses números são da Prova ABC, que também revelou outro dado alarmante: aepnas 56% dos estudantes aprenderam o que era esperado em leitura.
Embora muitos cidadãos não percebam o quanto esses números são importantes, a classe política brasileira usa a falta de conhecimento da população brasileira como ferramenta de de dominação. Dessa forma, os problemas comuns - como a corrupção - persistem sem que o povo tenha capacidade para questioná-los.

Para Comprovar
Só para ter uma idéia de como a falta de conhecimento pode ser usada para tirar do povo o direito de questioinar, vamos relembrar alguns fatos. Em 1971 o Brasil vivia em plena Ditadura Militar (1964-1985). Na época os estudantes brasiliros criticavam muito o sistema imposto pelos militares - e isso incomodava os que estavam no poder.
Em maio desse ano a professora Amanda Gurgel contou como é a situação dos professores no ensino público brasileiro. Para uma platéia formada por deputados ela discursou e falou sobre seu 'alto' salário, que é de R$ 930.
A solução encontrada foi deixar os estudantes 'mais burros', ou seja, tirar dos jovens brasileiros a única ferramenta capaz de acabar com a Ditadura, que era o pensamento político. Por isso os militares propuseram uma reforma na educação. Entre as mudanças, retiraram da grade escolar disciplinas como filosofia, sociologia, latim e literatura - afinal, tratam-se de matérias muito questionadoras - que buscavam desenvolver o epnsamento social dos estudantes.

Reflexos
A educação se tornou um grande negócio. As escolas privadas cresceram muito nos últimos anos, já que as pessoas perceberam o déficit nas instituições públicas de ensino. Uma pesquisa mostrou que apenas uma em cada seis escolas que recebem alunos de baixa renda consegue completar 80% do conteúdo programado. Nas escolas com nível social mais elevado, quase metade (45,2%) atingem essa meta.

Nenhum comentário: