Atualmente O Funk Carioca, é um dos estilos que vêm adquirindo mais adeptos ao seu repertório musical. Mas por outro lado, a medida que o funk carioca granjeia mais e mais adpetos, a crítica ferrenha cresce também, na mesma proporção. Funk Carioca é um estilo de funk oriundo do Rio de Janeiro, mais precisamente dos morros cariocas. Ele geralmente é caracterizado por uma forte conotação sexual, envolvendo letras de músicas e vídeos clipes mais erotizados e, batidas mais rápidas. As letras das musicas exaltam o "poder da bunda", o sexo, a propagação das armas de fogo, a utilização de roupas de marcas famosas, correntes de diamantes, carros, etc.
Como temos notado, o funk atual, é um estilo musical de forte apelo sexual que banaliza a figura feminina com suas letras vulgares e danças de cunho erótico. O funk carioca é composto de algumas letras eróticas e de duplo sentido que normalmente desvalorizam o gênero feminino revelando uma não-originalidade em copiar outros estilos musicais populares como o Axé Music (em especial a vertente conhecida como "Pagode Baiano" no sul e o Forró (não o tradicional e sim o Forró Eletrônico).
Em 2009 a música "Rap Das Armas", da dupla Cidinho e Doca, e incluída no filme Tropa de Elite fez um grande sucesso nas pistas da Espanha.
O estilo musical, embora apresente expansão mercadológica, continua sendo alvo de muita resistência, sendo bastante criticado por intelectuais e por parte da população. Os funk carioca geralmete é criticado por ser pobre em criatividade, por muitas vezes apresentar uma linguagem obscena e vulgar, fazendo apologia ao crime (exaltando as drogas e o tráfico), utilizando-se da sexualidade exarcebada para poder fazer sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário