sábado, 25 de agosto de 2012

Falta de Incentivo No Esporte

Logo após o término dos Jogos Olímpicos de Londres, ficou evidente para todos nós, a tremenda falta de incentivo no Esporte do nosso país. Deixarei manifesta nessas palavras tortuosas, porém totalmente sinceras, a minha total indignação para com o débil desempenho da delegação brasileira. E a pergunta que não quer calar mais uma vez paira no ar. De quem é a culpa pelos maus resultados? Do governo, que vergonhosamente faz incentivos pífios? Do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) que há anos é comandada por pessoas arcaicas e defasadas que, nunca procuram uma forma de melhorar o desempenho dos atletas? Ou a culpa é exclusivamente dos atletas que entram totalmente desmotivados e desinteressados nas competições?
Olhando com carinho para a questão, chego à conclusão, de que todo o envolvido tem suas parcelas de culpa em relação aos resultados obtidos nos Jogos.
De um lado, o Governo pouco investe, (e se investe é de forma mesquinha e totalmente irrisória no Esporte e no Lazer). Sentimos falta, por exemplo, de um investimento maciço nos centros esportivos comunitários. Com isso, fica cada vez mais difícil a formação de novos atletas. Nas competições praticamente tiramos leite de pedra. Isso é vergonhoso para um país com as dimensões do Brasil. Para reverter essa situação, o ideal seria que houvesse uma maior junção dos governos municipais, estaduais e federais, em prol do esporte. Isso poderia acarretar em melhorias e com certeza, geraria e um maior incentivo para a prática do Esporte e do Lazer no Brasil.
O COB por sua vez, é a entidade máxima do esporte no Brasil, porém, é controlada por dirigentes arcaicos e defasados que, estão exclusivamente preocupados com a saúde financeira de si próprios do que com formação de novos atletas. Resumindo, para eles, o esporte só é conveniente na esfera monetária.
Do outro lado, as peças não menos importantes, que são os atletas, muitas das vezes, por estar num patamar financeiro melhor, pouco se esforçam na competição. A não ser que sofram uma pressão por parte dos patrocinadores em busca da aquisição de status diante da mídia. Aliás, a única coisa que realmente importa para essas pessoas é o dinheiro e o sucesso que ele proporciona. Espírito Olímpico? Ora essa isso absolutamente não existe.

Nenhum comentário: