"A Educação no Banco Dos Réus"
Até porque, apenas procurar eleger culpados, pode parecer, em primeira instância, um tanto quanto cômodo. E isso, é tremendamente embaraçoso. Se pararmos para pensar, todos nós, temos culpa no cartório.
Se analisássemos o problema com um olhar menos cauteloso, e de uma forma totalmente infundada, diríamos que a culpa pela baixa qualidade do ensino, seria exclusivamente do governo. Apesar de investir muito pouco na educação, temos que nos despir das vestes da emoção e, nos cingir das vestimentas da razão. Até porque, mesmo com o fraco investimento do governo na educação, muitas pessoas estão obtendo resultados bem expressivos nas instituições de ensino. E isso pode ser possível, com a junção entre Governo, professores, pais e alunos.
Para melhorar o índice de alfabetização, o Governo poderia investir um pouco mais na verba obtida na Educação e, oferecer salários compatíveis aos professores, para servir como motivação, possibilitando assim, um aumento na qualificação de ensino. Outro meio para melhor direcionar a questão da deficiência educacional, seria a contratação de profissionais mais capacitados.
Os pais e alunos também, deveriam participar em prol desta campanha, se esforçando para cumprir com seus deveres. Os pais por sua vez, teriam o dever de fiscalizar a rotina educacional de seus filhos, observando o desempenho deles, orientando-os a melhorar gradativamente. Já os filhos, poderiam se aprimorar consideravelmente nos estudos em geral, procurando respeitar as regras impostas pelos educadores e responsáveis pela manutenção dos estabelecimentos escolares. Só assim, esta deficiência, poderia ser amenizada.