quarta-feira, 11 de abril de 2012

Entre O Ídolo E O Mito

Que Messi, é hoje disparado o melhor jogador do planeta, não temos dúvida. Isso é fato. Mas comparar o futebol do astro catalão ao de Maradona é um exagero.
São épocas distintas. Maradona atuou em um momento em que, o futebol primava mais pela parte técnica, enquanto em contrapartida, a geração de Messi, se vê às voltas com um futebol mais competitivo, que visa aliar a parte física à tática, envolvendo muito o aspecto físico.
El Pibe De Oro está a um patamar acima, simplesmente, por ter conquistado um título pela seleção da Argentina. Messi por sua vez, granjeou conquistas na equipe catalã. Não estou aqui desprestigiando o belíssimo futebol do atual camisa 10 da seleção. Futebol esse que é inquestionável. Aliás, trata-se do maior jogador global da atualidade. Apenas estou renegando a ele o posto de mito. Este pertence a jogadores do quilate de Pelé, Maradona ou Johan Cruyff. Lionel Messi é um grande craque. Um ídolo com absurdo potencial para tornar-se mito também.
O que pesa contra Maradona são os problemas extra-campo. Nisso Messi leva um absurdo favoritismo, justamente, por possuir uma carreira mais regrada do que o seu patriota. Falta a ele um título com a camisa da Argentina e um gol com “La mano de Dios”

Nenhum comentário: