sábado, 18 de fevereiro de 2012

Mais Uma Vez O Racismo No Futebol! Até Quando Os Negros Permanecerão Omissos?

Já perdi a conta de quantas postagens elaborei a respeito do racismo no Brasil e no Mundo. E farei outras tantas se achar que seja necessária. Mais uma vez, mais uma vez, mais uma vez, o globo futebolístico  se deparou com o preconceito sempre berrante que paira sobre os estádios e gramados de futebol de todo o mundo.
A constante onda envolvendo casos relacionados a preconceito racial vem aumentando de forma assustadora no decorrer dos anos. Isso ocorre em face da omissão dos próprios atletas e torcedores que são discriminados. Enquanto uma minoria  se manifesta, a maioria esmagadora se cala. A falta de atitude e a inibição fazem com que, as ofensas raciais cresçam ainda mais no futebol. Aliado a tudo isso, a certeza da impunidade por parte dos torcedores e jogadores preconceituosos é sim, um dos maiores problemas que vem assolando o esporte mais popular do planeta.
Para amenizar um pouco a questão do preconceito no futebol, será preciso que as pessoas vitimadas adotem um senso crítico um pouco mais apurado, sabendo aproveitar o espaço que a mídia lhes reserva, tentando com isso, passar para as pessoas uma mensagem positiva, no intuito de combater o racismo. E isso só será possível, se os envolvidos na questão, deixarem de lado a omissão, se desvencilhando da covardia, refutando o sentimento de apatia; sempre sabendo se utilizar de forma inteligente e consciente o poder da comunicação. Afinal, entrar em campo levando nas mãos uma faixa ou ostentando uma camiseta com os dizeres “diga não ao racismo” é muito pouco, ou quase nada.

Nenhum comentário: