segunda-feira, 30 de maio de 2011

Falar Ou Escrever Errado...Neologismo Ou Desestruturação Sócio-Cultural???

Ás vezes algumas palavras são escritas erradas de modo proposital. Em alguns casos, o autor pode estar se utilizando da neologia, ou seja, da criação de novas palavras ou novas expressões que, obviamente não existem no vocabulário formal. Basta observarmos os diálogos existentes em redes sociais como o Orkut e o Twitter ou em mecanismos de mensagens instantâneas como o MSN, por exemplo, para encontrarmos inúmeras palavras modificadas ou abreviadas. O problema é que, a internet auxilia de modo negativo a expansão do conhecimento. Verificamos que, com a explosão de informações e mensageiros instantâneos é forçada uma leitura e uma escrita veloz, por essa e outras surgem abreviações, mudanças e linguagens que confundem a mente de pessoas menos esclarecidas e com pouco conteúdo sócio-cultural.
De certa forma, errar faz sim parte do processo de aprendizagem, porém, não podemos simplesmente nos acomodar com os nossos erros e sim procurarmos buscar gradativamente uma evolução, sem se preocupar com o imediatismo, mas sempre visando uma progressão sócio-cultural. É deprimente notarmos que, até mesmo nas universidades são encontrados inúmeros universitários escrevendo errado. Esse quadro de desvio das normas gramaticais é notado em muitas instituições do ensino superior, principalmente em zonas periféricas, onde o ensino geralmente é muito precário e defasado.
A mídia também desenvolve uma grande parcela no processo que determina a desestruturação dos aspectos sócio-culturais. Atualmente, com freqüência, é possível notarmos nos veículos de comunicação, mecanismos que visam o entretenimento do público-alvo se utilizando de diversos segmentos para obter a elaboração de inúmeros quadros de humor. Na televisão podemos citar o Programa Zorra Total da Globo, com o quadro da Lady Kate, interpretada pela atriz e comediante Katiuscia Canoro. Já no rádio, por exemplo, podemos mencionar o Programa Galera Gol, dos humoristas Alexandre Porpetone, Renato Tortorelli e Gavião. Nesses casos, observamos que tanto na televisão quanto na rádio, os humoristas abusam dos erros gramaticais. Tudo isso é feito para poder propiciar o entretenimento  das pessoas; o problema é que, crianças, jovens e adultos com pouco conteúdo de alfabetização, assimilam esses “erros” e passam a utilizá-los no cotidiano, alastrando assim, os altos índices das taxas de analfabetismo de uma sociedade.
Verificamos também, que hoje, a televisão, é um emaranhado de "modeletes" e de "bundudas" apadrinhadas para exercer funções em determinadas emissoras. O resultado é sempre o mesmo, o meio televisivo abarrotado de apresentadoras sem prepara cultural e filosófico para apresentar os respectivos programas. É por essas e outras que, a cada dia que passa, surgem "Lucianas Gimenez" e "Carlas Perez" aos montes escrevendo infelizmente com (s) e pronunciando letra "i" de "iscola". Escola e boas leituras sempre serão fundamentais, para mudarmos essa trágica realidade.



terça-feira, 24 de maio de 2011

Por Duas Bananas Apenas......

O garoto haitiano Maurice, um dos sobrevivenetes do terremoto ocorrido em 12 de janeiro de 2010, a cerca de 25 km ca capital haitiana Porto Príncipe, ocasionando a morte de vários civis haitianos, percorreu cerca de 6km para receber no fim do trajeto um lanche: duas bananas. Essa matéria foi transmitida pelo "Esporte Espetacular" da Rede Globo e, sem dúvida, foi uma das reportagens mais comoventes que eu já assisti. O mais impressionante é que, Maurice não esmorecia diante dos obastáculos e, em certo momento, visivelmente exausto pelo cansaço, Maurice corria de forma ofegante, mas não desistia de correr, muito pelo contrário, ele procurava estimular outras pessoas a correrem também.
Fica uma lição a nós brasileiros, sempre tão acostumados a reclamar da vida, sem fazer o mínimo esforço para mudar o panorama de nosso país. Que o exemplo do garoto Maurice, sirva para nos fazer enxergar que nada, simplesmente nada, será impossível para àquele que crê, correndo sempre atrás dos nossos objetivos, depositando nossa fé, exclusivamente em Deus. E lembrem-se: "Não diga a Deus que você tem um grande problema, mas diga ao seu problema que você possui um grande DEUS. Desejo a você leitor, uma Boa Sorte.A você Maurice, anseio por dias melhores, vivendo num país repleto de muita paz e muito amor, e que, a fome não dizime mais os seus semelhantes. A você meu irmão na fé, A Paz de Deus. Amém.


domingo, 15 de maio de 2011

"Respeitar Os Idosos"

Hoje notamos que pessoas com mais de 50 anos possuem uma grande dificuldade para arrumar emprego, encontrar um parceiro quando está sozinho, desfrutar de um programa de lazer adequado e geralmente não é respeitado pelas crianças e pelos jovens. Respeitar o idoso é reverenciar a experiência de vida, o conhecimento, a sabedoria acumulada de quem viveu e aprendeu, de quem sofreu, de quem tem um passado e uma história, de quem colaborou com a construção desse mundo e de quem deu a vida a quem hoje é jovem. Ensinar e estimular crianças e jovens a conviver com os idosos pode ser positivo para ambos: aos mais novos, para que aprendam sobre a vida e a importância de vínculos afetivos e dos compromissos assumidos, e aos mais velhos, para que ganhem um sopro de alegria, de entusiasmo, de esperança.


A nossa sociedade precisa reaprender a respeitar os idosos. Eles não são trastes velhos que apenas ocupam espaço. São pessoas merecedoras de tratamento digno e respeitoso. Nós precisamos aprender a defender os nossos idosos. Independente da personalidade que tenham, ou de sua postura no passado. Educação e respeito vêm de berço. E é com a convivência com nossos familiares que aprendemos a valorizar e respeitar os mais velhos.  Se Deus um dia assim permitir, seremos idosos também. E Deus queira também, que sejamos respeitados e tratados com dignidade. Caso o contrário, sofreremos as conseqüências das atitudes tomadas na nossa juventude. Afinal, quem planta vento, colhe tempestade.

sábado, 14 de maio de 2011

"Aprendendo A Realizar Sonhos"

Podemos definir sonho como a um desejo a ser conquistado, objetivos a serem alcançados através de lutas, esforços e especialmente uma fé capaz de mover e vencer obstáculos e desafios. "Sonhar não custa nada ou quase nada". Mas, para que o sonho torne-se realidade será preciso adquirir muito esforço e muita confiança para a realização deste sonho. Aprender a realizar sonhos não é das tarefas mais fáceis, pois não basta apenas persistência e dedicação ao sonhador; pois muita das vezes será preciso muita coragem e muito dinamismo para tomar decisões que poderão ajudar ou por em xeque os sonhos almejados.
Conforme palavras do escritor Aldo Novak, autor do livro “O segredo para realizar seus sonhos”, da Editora Ediouro, em entrevista ao jornal Folha da Região, de Araçatuba, todas as pessoas podem realizar seus desejos, e existe apenas um método para isso: pensar, sentir e agir. O pensar é definir o que se quer. O sentir é idealizar, vivenciar o sonho, mesmo em pensamento. E agir, é fazer todo o esforço necessário para que o objetivo seja atingido.
Pode ser inevitável o sentimento de arrependimento logo após uma pessoa tomar algumas atitudes em relação aos seus desejos, mas só não erra quem não faz, e certamente a dúvida se poderia ou não dar certo é pior do que tentar e não conseguir, afinal em cada tentativa aprendemos mais e podemos ter novas e melhores idéias no futuro. Então pense o que deseja realizar no futuro e tente da melhor forma possível, afinal o maior erro é não tentar, e certamente quando acreditamos muito em algo seremos capazes de realizar todos (ou quase todos) os nossos desejos. Basta acreditar que tudo á possível àquele que crê.

terça-feira, 10 de maio de 2011

A Máquina Substituindo O Homem

Desde os primórdios, o homem em busca da constante evolução, têm se aprimorado em suas pesquisas. Com o desenvolvimento dessas pesquisas, foram criadas as máquinas e, com a criação dessas máquinas, notabilizou-se uma crescente nos modos de produção. Para sintetizar esta tese, basta recordarmos da Revolução Industrial, onde os funcionários revoltados com a taxa do índice de desemprego quebravam as máquinas na expectativa de obter de volta seus empregos e seus salários respectivamente.
Como temos visto, com os avanços da tecnologia mudaram profundamente os hábitos da sociedade e as relações de trabalho. Os trabalhadores, quando não excluídos desse processo, precisam estar sempre se reciclando para conseguir acompanhar o ritmo do mercado que, cada vez mais, aumenta sua exigência.
As tecnologias de informação e o aumento da importância do processo eletrônico trouxeram mudanças nas relações de trabalho. O número de trabalhadores com atividades operacionais diminuiu  devido à robotização. Em contrapartida, surgiram vagas destinadas a profissionais responsáveis pela coordenação da produção e pelo gerenciamento.

sábado, 7 de maio de 2011

"Feliz Dia Das Mães"

Feliz Dia das Mães
Um Presente Para o Dia Das Mães

Neste lindo dia, gostaria de lhe ofertar, um belo presente, que lhe
traria, somente, o brilho mágico da alegria. Um lindo presente, que estaria refletido, no olhar enternecido de uma criança sorridente, cujo sorriso, está repleto de esperança. Um presente único, de rara beleza, que fosse capaz de tirar dos teus olhos, a sombra da tristeza. Presente que fizesse brotar, em teu olhar, a leveza de um sentimento, repleto de certeza: um presente especial, de cunho maternal.

Em pensamento, podemos enumerar: presentes aos milhares, todas as
belezas esculpidas, em todos os lugares, em  cada momento, pensamos e tentamos lhes presentear, com um presente, que seja capaz de lhes mostrar, todo o nosso amor, um presente que pudesse vos aquecer, com o mesmo calor, que nos faz viver, à procura de um sentimento, que dissipe a dor de um ressentimento.

No dia das mães, muitos filhos, pensam em comprar, em ofertar,
presentes repletos de luxo e de riqueza, mas infelizmente, eles se esquecem,
de que, no decorrer do ano, inundaram as mães, com as dores, e os dissabores, de uma imensa tristeza.


Nós preferimos oferecer, para nossas mães, um presente, que elas,
jamais irão se esquecer, um presente repleto de amor e de PAZ, “algo” bonito, onde haja espaço para um bom sentimento, puro, verdadeiro e infinito – uma “jóia rara”, que a nada se compara – um lindo presente, que se encontra esculpido em nós mesmos: em nosso olhar sorridente de criança, cheio de esperança, que permanecerá para sempre em vossas lembranças; em nossos braços, que futuramente, conduzirá a fragilidade, dos vossos passos, e nosso respeito: esse será o nosso presente perfeito, para celebrar, o dia das mães.